Casos de dengue caem 65,6% no Distrito Federal
Enquanto os casos de dengue aumentaram 21% no Brasil em relação ao ano passado, a capital federal apresentou uma queda de 65,6% em 2023. Os dados foram divulgados em um levantamento do Boletim Epidemiológico nº 18 da Secretaria de Saúde.
O Governo do Distrito Federal (GDF) destacou que esse número positivo é resultado de ações intensas feitas nos últimos dois anos para conter a evolução do mosquito Aedes aegypti.
O subsecretário de Vigilância à Saúde da Secretaria de Saúde (SES-DF), Divino Valério, explica que foram feitas borrifações preventivas em áreas com histórico de evolução de população de mosquito e distribuição de armadilhas para diminuir essa população. A cidade também apresentou diminuição em todos os outros índices relacionados à dengue.
“É um trabalho sincronizado dentro da ecologia e da epidemiologia da doença”, afirma. O subsecretário cita alguns exemplos. “Fizemos borrifação preventiva em áreas onde nós tínhamos históricos de evolução de população de mosquito em conjunto com as administrações regionais. Atuamos fazendo o sequestro de ovos de mosquito, distribuindo armadilhas e diminuindo essa população”, destacou.
De acordo com a SES-DF, neste ano, não foi registrada nenhuma morte em função da doença.
Você precisa fazer log in para comentar.