conecte-se

Brasil em Pauta

Campo Grande vira destaque nacional com menor taxa de desemprego, agro em evidência e estímulo à juventude

Published

on

A cidade de Campo Grande, capital do estado de Mato Grosso do Sul, vive uma situação de pleno emprego em 2023. Durante o segundo trimestre do ano, o município registrou a menor taxa de desocupação do Brasil, estimada em 3%.

Esses índices de desemprego estão notavelmente abaixo da média estadual, que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi de 4,8% no mesmo período. Além disso, os resultados são melhores que a média de países como Canadá, Austrália e Estados Unidos.

A forte presença do agronegócio na região parece contribuir significativamente para esse cenário. Vale ressaltar que Campo Grande ostenta uma extensa área plantada, ultrapassando os 165 mil hectares, sendo o maior valor de Produção Agrícola Municipal entre as 26 capitais do país.

Advertisement
Na imagem, o Bioparque Pantanal, o maior aquário da água doce do mundo, localizado em Campo Grande | Crédito: Pedro Miranda (Unsplash)

Enquanto muitas cidades do Centro-Oeste buscam o título de capital do agro, nenhuma delas iguala o desempenho de Campo Grande. A cidade se destaca por sua extensa área total de 8.096 km², com menos de 400 km² ocupados pela zona urbana. Essa característica singular a torna líder em área plantada e produção em toneladas.

Um outro fator crucial para a conquista do pleno emprego em Campo Grande é o trabalho inovador da Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv), comandada pelo secretário Maicon Nogueira. A cidade implementou um programa pioneiro entre as capitais, capacitando e direcionando jovens para o mercado de trabalho, ainda que sem experiência.

A pasta oferece dezenas de cursos profissionalizantes no espaço físico de sua própria sede e facilita a contratação de jovens através de parcerias com a iniciativa privada, resultando na quase total inserção da população mais nova, que representa cerca de um terço do total da cidade, no mercado de trabalho formal.

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement