Bolsa retira Americanas do Novo Mercado e multa diretores da varejista

A Bolsa de Valores de São Paulo (B3) decidiu nesta quarta-feira, 9, retirar a Americanas do Novo Mercado, o segmento que reúne as empresas com o nível mais elevado de governança e transparência.

A decisão de excluir a Americanas foi tomada após as inconsistências contábeis no balanço da empresa descobertas em janeiro deste ano.

Esse é o primeiro caso em que uma empresa perde a classificação do Novo Mercado desde a criação do segmento, em dezembro de 2020.

Todavia, mesmo tendo perdido essa posição, a Americanas continuará listada no Novo Mercado e vai manter as mesmas obrigações estabelecidas no contrato que assinou quando entrou no segmento.

Diretores da Americanas multados pela B3

A B3 decidiu também multar 22 executivos da varejista com penalidades que variam entre R$ 263 mil e R$ 395 mil. Essa é a pena máxima permitida pelas regras do Novo Mercado.

A Americanas e os diretores tem 15 dias para recorrer da decisão. Após esse prazo passará a valer a punição contra a empresa e os executivos.

A penalidade poderá ser revogada se a companhia preencher quatro condições:

  • a divulgação de um relatório de um comitê independente;
  • a apresentação de demonstrações financeiras sem ressalvas;
  • a publicação de um relatório de controles internos sem deficiência assinado por um auditor independente;
  • a atualização das informações financeiras pendentes.

Parte desses requisitos poderiam ser alcançados na divulgação do próximo balanço da empresa, na próxima segunda-feira (13).

Todavia, caso as essas condições não sejam alcançadas, a B3 poderá abrir um outro processo e eliminar definitivamente a listagem da Americanas.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading