Bolsa Família: Quem recebe, como se cadastrar e datas de pagamento

O pregão do calendário de pagamento do programa Bolsa Família para o mês de novembro foi realizado pelo governo federalista. A data inicial para os repasses será no dia 17, uma sexta-feira, tendo seu término no dia 30. Uma vez que já é de rotina, as datas definidas para os depósitos variam de consonância com o final do Número de Identificação Social (NIS) de cada beneficiário.

O que é o Bolsa Família e porquê funciona?

Criado com a intenção de facilitar as famílias de baixa renda, garantindo o entrada à ensino e sustento, o Bolsa Família é formado por seis benefícios distintos, que variam de consonância com a situação de cada família. Dentre eles, estão o indispensável, voltado para famílias em situação de extrema pobreza, e o variável, talhado às famílias com crianças e adolescentes de 0 a 17 anos. Para receber o favor, é necessário que as famílias beneficiárias cumpram algumas condições referentes à saúde e ensino. Entre elas, a frequência escolar para crianças e adolescentes de quatro a 17 anos, o comitiva pré-natal para as gestantes, o comitiva nutricional de crianças até sete anos e o cumprimento do calendário de vacinação.

Uma vez que posso fazer segmento do Bolsa Família?

O procedimento para se fazer segmento do programa é legar ao matricular a menino na escola e também ao vaciná-la no posto de saúde. Assim, a informação de que a família é beneficiária de tal programa, será repassada para o sistema. Cabe ressaltar que o descumprimento das condições estabelecidas pode resultar na suspensão do favor.

Datas de pagamento do Bolsa Família em novembro

As datas variam de consonância com o último número do NIS de cada beneficiário. Por exemplo, os repasses para os beneficiários com NIS terminando em 1 começarão no dia 17, sexta-feira. Os pagamentos serão concluídos no dia 30 para aqueles dos quais NIS termina no número 0, da seguinte maneira:

  • NIS final 1: 17 de novembro;
  • NIS final 2: 20 de novembro;
  • NIS final 3: 21 de novembro;
  • NIS final 4: 22 de novembro;
  • NIS final 5: 23 de novembro;
  • NIS final 6: 24 de novembro;
  • NIS final 7: 27 de novembro;
  • NIS final 8: 28 de novembro;
  • NIS final 9: 29 de novembro;
  • NIS final 0: 30 de novembro.

É importante evidenciar que os valores podem ser sacados nas agências da Caixa Econômica Federalista, casas lotéricas ou por meio do Cartão Bolsa Família, em até 90 dias depois a data do repositório. Esse auxílio tem peso significativo para as famílias beneficiadas, sendo um suporte principal para a superação de situações de vulnerabilidade social. O Bolsa Família continua sendo um marco importante na luta contra a pobreza no Brasil, contribuindo para reduzir as desigualdades sociais e promovendo o entrada à saúde e ensino para todas as famílias brasileiras.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies