Bolsa de Valores SOBE 2,29% e IRB Brasil RE (IRBR3) salta 1,91%

Em uma sessão de subida no mercado financeiro, as ações do IRB Brasil RE (IRBR3) tiveram um salto de 1,91% nesta terça-feira. Já o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, teve uma valorização expressiva de 2,29%, fechando o dia com 123.165,76 pontos.

Em contrapartida, os juros futuros mostraram um revés, com uma subtracção significativa de seus rendimentos. Essa queda foi propiciada por fatores porquê a aceleração do recuo dos rendimentos dos Treasuries, que são títulos emitidos pelo governo dos Estados Unidos, e a retração nos preços do petróleo.

A influência da economia global

Por corroborar esse cenário de queda dos juros futuros, destacam-se o resultado positivo supra do esperado da inflação ao consumidor nos Estados Unidos e o bom desempenho dos serviços brasileiros. Outrossim, a possibilidade de manutenção dos juros nos Estados Unidos em dezembro, depois a divulgação dos índices de preços ao consumidor (CPI, na {sigla} em inglês), induziu um aumento do gosto ao risco no mercado financeiro.

Quais as expectativas para o porvir?

Com todos esses movimentos econômicos, a perspectiva de mais dois cortes de 0,50 ponto percentual na taxa Selic se fortalece. A prolongamento desse movimento de queda dos juros pode ampliar o escopo do ciclo de retardamento monetário em 2024. Essa política, que tende a estimular o consumo e os investimentos, pode trazer benefícios para o cenário econômico brasílio.

No entanto, é importante ressaltar que esse quadro de queda da Selic e de valorização das ações também pode trazer riscos, porquê o aumento da inflação, a desvalorização da moeda brasileira frente ao dólar e o endividamento das famílias. Portanto, é fundamental escoltar o desempenho da economia global e do Brasil para fazer investimentos seguros e rentáveis no porvir.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies