BMG rompe com ex-baixista do Pink Floyd por falas antissemitas

A gravadora alemã BMG rompeu o contrato com Roger Waters, ex-baixista da banda Pink Floyd. Desde o início da guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, em 7 de outubro de 2023, o músico inglês teria dado diversas declarações antissemitas. Ele também se posicionou contra a Ucrânia e os Estados Unidos. A informação é do portal norte-americano Variety.

+ Leia as últimas notícias do Mundo em Oeste

Segundo o veículo, a postura do artista desagradou o novo presidente da BMG, Thomas Coesfeld, que assumiu o posto no ano passado. Ele foi o responsável pelo encerramento do contrato com Waters.

O baixista estava prestes a lançar, por meio da companhia, uma nova versão do álbum clássico Dark Side of the Moon, de 1973. A gravadora independente Cooking Vinyl, do Reino Unido, acabou realizando o trabalho.

O que disse o artista

A convite da Rússia, Waters proferiu um discurso no Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), ano passado. Suas palavras sugeriram que a Ucrânia deu motivos para a invasão russa.

Também em 2023, ele se apresentou em Berlim, na Alemanha, com figurino semelhante ao usado pelos nazistas. Ele também usava uma faixa vermelha com o desenho de dois martelos cruzados. 

O posicionamento do inglês levou a Campaign Against Antisemitism (CAA), organização não governamental britânica que atua contra o antissemitismo, a investigá-lo. Segundo integrantes da sua equipe, o músico tem o hábito de fazer “comentários depreciativos” sobre o povo judeu.

Waters se defendeu

Em nota publicada em seu perfil no Twitter/X, em maio de 2023, o músico afirmou que o traje representava uma “oposição ao fascismo, injustiça e intolerância em todas as suas formas”.

+ A esquerda antissemita

Waters afirmou em recente entrevista que o rompimento estaria ligado aos interesses políticos pró-Israel da Bertelsmann, empresa detentora da BMG. 

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading