Biden não sabe se concorreria à reeleição se Trump estivesse fora

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou nesta terça-feira, 5, que talvez não concorreria à reeleição em 2024 se seu antecessor, o ex-presidente Donald Trump, não estivesse na disputa.

A declaração foi feita em momento em que mesmo os apoiadores mais ativos do Partido Democrata passaram a questionar se, aos 81 anos, Biden teria condições físicas de governar o país por mais um mandato de quatro anos.

“Se Trump não estivesse concorrendo, não tenho certeza se estaria concorrendo”, disse Biden. “Não podemos deixá-lo vencer.”

Segundo o atual presidente, Trump seria um presidente autoritário se voltasse à Casa Branca.

Biden tem dito que se o ex-presidente for eleito novamente, os Estados Unidos correm o risco de ver suas instituições democráticas desmanteladas e que Trump representa uma ameaça a leis que garantem que mais pessoas tenham acesso ao serviço público de saúde.

Joe Biden
Biden declarou que Trump não pode vencer porque seria um presidente autoritário e uma ameaça às instituições democráticas dos Estados Unidos | Foto: Haim Zach/GPO

Trump deverá ser candidato

Na avaliação de especialistas, Trump, de 77 anos, deve se consolidar nas próximas semanas como o candidato a ser escolhido pelo Partido Republicano na disputa das eleições no próximo ano.

Ele foi presidente durante apenas um mandato, de 2017 a 2021.

+ Leia as últimas notícias do Mundo no site da Revista Oeste

Biden e a desconfiança dos eleitores

Biden anunciou em abril que tentará a reeleição, mas sua candidatura desperta desconfiança entre o eleitorado norte-americano e até mesmo dentro do seu próprio partido.

Uma pesquisa do instituto Ipsos mostrou em setembro que 77% da população em geral e 65% dos democratas consideram o atual presidente velho demais para ser presidente.

Apenas 39% dos norte-americanos acreditam que ele está em um estado mental adequado para o cargo.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading