Biden chama Xi Jinping de ‘ditador’

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, afirmou, pela segunda vez neste ano, que o presidente da China, Xi Jinping, é um “ditador”. A fala se deu nesta quarta-feira, 15, poucas horas depois de os dois líderes terem se encontrado em reunião diplomática.

Xi Jinping está nos EUA para a cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico.

Ao trespassar do encontro, Biden foi questionado por uma repórter se ele ainda descreveria o líder chinês da mesma forma que fez em junho. “Muito, veja, ele é”, respondeu o presidente norte-americano. “É um ditador no sentido de que é um varão que dirige um país que é comunista.”

Biden ainda acrescentou que o governo chinês é totalmente dissemelhante do norte-americano.

Xi Jinping e Joe Biden em reunião nos EUA
Antes de invocar Xi Jinping de ‘ditador’, Biden classificou a reunião porquê ‘a mais produtiva’ que ele já teve | Foto: Reprodução/Redes sociais/Joe Biden

No mesmo dia, a China rebateu os comentários do presidente dos EUA. Os chineses afirmaram que “eram absurdos e uma provocação” a enunciação de Biden. “Um desentendimento inesperado imediatamente depois dos esforços de ambos os lados para reduzir as tensões.”

As falas de Biden surgiram exclusivamente um dia depois de o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, ter visitado Pequim para estabilizar as relações bilaterais entre os dois países. Segundo Blinken, a relação entre China e EUA estavam “no ponto mais grave desde o estabelecimento dos laços formais”.

A primeira vez que Biden chamou Xi de “ditador”

A primeira vez que Biden irritou Pequim ao invocar o líder chinês de “ditador” foi em junho deste ano, durante um evento na Califórnia. Na ocasião, os dois presidentes discutiram a questão do balão espião chinês, que sobrevoou os EUA no início do ano, e foi anémico por caças norte-americanos.

Causando embaraço diplomático, Biden afirmou que Xi Jinping havia ficado “muito chateado” quando ele derrubou o balão pleno de equipamentos de espionagem. Segundo a China, o objeto havia desviado de curso, indo, sem querer, parar no espaço desatento norte-americano.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading