Biden aprovou ataques dos EUA no Iraque e na Síria 

Logo depois do ataque ao posto militar dos Estados Unidos na Jordânia, no último domingo, 28 — ofensiva que matou três militares norte-americanos — o presidente Joe Biden autorizou ações de retaliação ao Iraque e à Síria

+ Biden está perdendo os jovens: para a inflação e para a guerra

A decisão de Washington partiu de uma reunião, na segunda-feira 29, na sala de crise da Casa Branca, a chamada Situation Room. Os detalhes do contra-ataque dos EUA foram ajustados pelos principais conselheiros de segurança nacional. A informação é da CNN. 

Depois da aprovação de Biden para as ações nos dois países inimigos, as forças armadas norte-americanas se prepararam para o ataque, que aconteceu na sexta-feira 2. 

Antes disso, o Irã negou qualquer envolvimento na investida ao posto militar da Jordânia: 

“O representante da República Islâmica do Irã nas Organização das Nações Unidas (ONU) disse, no domingo à noite, à Agência de Notícias da República Islâmica (Irna), que o Irã não tinha ligação e não tinha nada a ver com o ataque à base dos EUA”, afirmou relatório estatal.

Grupos terroristas ligados ao Irã

Exercito EUA
Os EUA atacaram 85 alvos de milícias ligadas ao Irã no Iraque e na Síria | Foto: Divulgação/Pentagono

Ainda na reunião da Casa Branca, o presidente americano tomou conhecimento de que grupos terroristas apoiados pelo Irã foram, sim, os culpados pelo ataque de drones no domingo.

Nos dias subsequentes, a equipe de segurança nacional americana e o Departamento de  Defesa passaram a monitorar e articular a retaliação aos inimigos. Os EUA atingiram 85 alvos em sete locais, no Iraque e na Síria. 

Veja: “Cinco novos países confirmam entrada no Brics”

O governo iraquiano anunciou que houve 16 pessoas mortes, incluindo civis. Como resultado, o Irã disse que a ação americana representa “outro erro aventureiro e estratégico dos Estados Unidos, que resultará apenas no aumento da tensão e na instabilidade na região”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies