Avião faz pouso brusco no Havaí e 6 pessoas ficam feridas

Um avião com destino a Maui, no Havaí, nos Estados Unidos, fez um pouso brusco e deixou seis pessoas feridas. Ele havia partido de Los Angeles, na Califórnia.

O voo AA-271 tinha 167 passageiros e sete tripulantes. O Airbus A321-200N da American Airlines, registrado como N416AN, pousou na pista 20 do Aeroporto de Kahului com força excessiva na última sexta-feira, 27. Cinco tripulantes e um passageiro ficaram feridos com o impacto no asfalto.

Os seis feridos foram levados a um hospital em condições estáveis, segundo a Polícia de Maui. Não houve divulgação dos detalhes específicos dos ferimentos, mas todos foram liberados no mesmo dia.

Instrutor da linha aérea diz que pessoas podem ter se ferido em avião por “falha em procedimento”

Os seis feridos foram levados a um hospital em condições estáveis, segundo a Polícia de Maui | Foto: Divulgação/American Airlines

O avião chegou sem problemas no pátio. Mas foi submetido a uma inspeção para que os técnicos pudessem identificar eventuais danos à sua estrutura. A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla inglesa), disse que fará uma investigação.

 “O voo 271 da American Airlines, um Airbus A320, fez um pouso brusco na pista 20 do aeroporto de Kahului, no Havaí, aproximadamente às 14h, horário local”, disse a FAA. “A ocorrência será investigada.”

Fernando Pamplona, comandante e instrutor da linha aérea, ficou surpreso com o incidente. “Dos feridos, cinco são tripulantes, que deveriam estar sentados e com cinto, e não estavam, o que indica alguma falha em procedimento”, disse Pamplona. “Pois se estivessem conforme o previsto, ninguém teria se machucado.”

O instrutor da linha aérea ainda ressaltou que pousos bruscos não costumam resultar em ferimentos para passageiros ou tripulantes, segundo o portal R7. “Eventos como hard landings ocorrem todos os dias sem consequências sérias”, disse Pamplona. “A não ser uma inspeção detalhada na aeronave, que geralmente volta a voar sem demora.”

O hard landing é um pouso brusco, quando o avião dá uma “pancada” ao encostar na pista durante o pouso. As causas para isso ocorrer incluem ângulo e velocidade de descida excessivas; rajada de vento; turbulência; temperatura, aproximação não estabilizada, entre outros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies