Avião da primeira piloto mulher, que sumiu em 1937, pode ter sido encontrado

A aviadora Amelia Earhart, dos Estados Unidos, foi a primeira mulher a pilotar um avião e atravessar o Oceano Atlântico na década de 1930.  Em 1937, ela decidiu dar a volta ao mundo, mas desapareceu em julho daquele ano.

Desde então, o paradeiro de Amelia e do navegador Fred Noonan nunca foi esclarecido. Sua última viagem foi sobre o Oceano Pacífico, entre a Austrália e o Havaí, dos Estados Unidos. A piloto deveria passar por Howland, uma pequena ilha no meio do caminho, mas nunca chegou por lá.

Em 1939, Amelia Earhart foi declarada morta. Os investigadores chegaram à conclusão de que ela caiu em algum ponto do Oceano Pacífico. Mas os corpos nunca foram encontrados.

Amelia Earhart em 1928 | Foto: Wikimedia Commons/Los Angeles Daily News

Quase 90 anos depois, um ex-oficial da Aeronáutica dos Estados Unidos e hoje diretor-executivo da empresa Deep Sea Vision, Tony Romeo, afirma que encontrou o avião de Amelia. Ele declarou o feito à rede NBC, dos EUA.

Romeo fez uma expedição de US$ 11 milhões, ou R$ 54 milhões na cotação atual, para encontrar a aeronave no fundo do oceano. Ele usou uma tecnologia de sonares na região onde se suspeita que o avião esteja.

Imagem da expedição Deep Sea Vision que mostra o avião que pode ser de Amelia | Foto: Divulgação/Deep Sea Vision

Em dezembro, a equipe de Romeo capturou dados e detectou uma imagem desfocada com o formato de um avião, que acreditam ser o de Amelia Earhart. A imagem foi registrada a cerca de 160 km da Ilha de Howland, e o avião tem um formato semelhante ao do modelo dos anos 1930.

Além disso, outro fator que fez Romeo acreditar que o avião é o de Amelia é que não se sabe de outra aeronave que possa ter caído na área. Ainda em 2024 a equipe de Romeo deve voltar ao local com uma câmera submarina para averiguar o caso, segundo o portal g1.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies