Com o término do ano de 2023, muitas famílias brasileiras começam a se preparar para as novidades que o próximo ano trará. Entre essas novidades, uma que se destaca é a renovação do mercê do Vale-Gás, reservado pelo governo federalista até o ano de 2026. Saiba mais sobre os detalhes dessa ajuda que tem sido fundamental para milhares de pessoas.
Instituído para ajudar famílias de baixa renda a comprar gás de cozinha durante um período de crise econômica, o Auxílio Vale-Gás tem ajudado milhões de cidadãos. E já temos a confirmação de que esse mercê será mantido para o próximo ano. Mas atenção: a partir de 2024, o programa pagará somente a metade do Valor do botijão.
Quem pode receber o Auxílio Vale-Gás?
Se você está se perguntando quem tem recta ao mercê, é importante saber que ele é talhado a pessoas inseridas no CadÚnico, que registra famílias de baixa renda. Porém, estar inserido nesse cadastro não é a única quesito para invadir o mercê. Vamos entender melhor quais são os requisitos:
- Estar inserido no CadÚnico, com renda familiar mensal igual ou menor que meio salário mínimo por pessoa;
- Ter na morada um membro que receba mercê de prestação continuada da assistência social (BPC/LOAS), independentemente de a família estar inserida no CadÚnico;
Porquê se inscrever no Auxílio Vale-Gás 2024?
Para se cadastrar e ter a chance de receber o Vale-Gás, primeiramente, é necessário que sua família esteja registrada no CadÚnico, ou Cadastro Único, ligado ao Ministério da Cidadania.
Diferentemente de outros programas sociais, a confirmação do pagamento do Vale-Gás não é garantida. A seleção das famílias que terão recta ao mercê é realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social. Portanto, é preciso esperar.
Vale evidenciar que as famílias que possuem mulheres vítimas de violência doméstica sob medidas protetivas são prioritárias.
Critérios de seleção do governo para escolha das famílias beneficiadas
O governo realiza uma avaliação criteriosa para selecionar as famílias a serem incluídas no programa, considerando detalhes uma vez que:
- Famílias com registro atualizado no CadÚnico nos últimos dois anos;
- Famílias com menor renda per capita;
- Famílias com mais integrantes;
- Famílias que recebem mercê do Programa Bolsa Família;
- Famílias que possuem cadastro qualificado através da utilização de informações disponíveis para inquirição.
A última parcela do Auxílio Vale-Gás foi paga em outubro de 2023, seguindo um calendário bimestral. Portanto, os próximos pagamentos acontecerão já em dezembro de 2023.
O Valor do mercê é determinado pela Escritório Vernáculo do Petróleo, Gás Proveniente e Biocombustíveis, levando em conta a média dos seis meses anteriores referente ao preço pátrio do botijão de 13kg.
Essas são as informações mais relevantes sobre o Auxílio Vale-Gás 2024. Continue conosco para se manter atualizado sobre outros benefícios sociais e oportunidades em diferentes áreas.