Assessores de Milei e Massa se reúnem com juízes eleitorais

Os juízes da Câmara Nacional Eleitoral, da Argentina, fizeram, neste sábado, 18, uma reunião emergencial com os assessores de campanha dos candidatos Sergio Tamanho (União pela Pátria) e Javier Milei (A Liberdade Avança). O encontro ocorreu em meio às denúncias de fraude no primeiro vez.

De congraçamento com os magistrados, a convocação teve porquê objetivo “preservar a convívio democrática” na véspera do segundo vez das eleições presidenciais. Neste domingo, 19, os argentinos irão escolher o seu próximo presidente.

Estiveram presentes à reunião o representante da coligação União pela Pátria, Juan Manuel Olmos, e Karina Milei, da A Liberdade Avança. Karina, que também é mana do candidato Javier Milei, foi acompanhada do jurista Santiago Viola.

Os juízes Alberto Ricardo Dalla Via e Santiago Hernán Corcuera reiteraram a intenção de “acalmar os ânimos”.

Karina Milei, assessora e irmã de Javier Milei
Karina Milei, assessora e mana de Javier Milei, chegou acompanhada de um jurista | Foto: Reprodução/Instagram/Clarín

Dias antes do segundo vez, equipe de Milei apontou para “fraude colossal”

A tensão nas eleições presidenciais na Argentina aumentou depois que a equipe de Milei apresentou, esta semana, um enviado à Justiça sobre o que chamou de “fraude colossal”.

Os representantes da coalisão A Liberdade Avança alegaram terem recebido informações de que a Gendarmaria Pátrio, principal força de segurança do país, com presença militar, teria “transformado o teor das urnas e a documentação para proporcionar Tamanho no primeiro vez, realizado em 22 de outubro”.

A equipe de Tamanho deixou a reunião com os magistrados divulgando para a prensa lugar que os assessores de Milei teriam “recuado”, afirmando “não terem feito uma denúncia formal, mas, sim, uma representação a termo de alertar as autoridades eleitorais sobre coisas que estavam sendo ditas”.

Os assessores peronistas elogiaram o encontro: “Foi uma reunião cordial”. Já os assessores de Milei saíram sem falar com os jornalistas.

Antes da reunião emergencial deste sábado, a equipe de Milei havia minorado a denúncia no sentido de ter sido uma “representação” e não uma querela formal.

Essa certeza levou o ministro da Segurança, Aníbal Fernández, a anunciar que apresentaria uma queixa-crime contra a coalizão de Milei.

Milei é ovacionado em espetáculo teatral

Na noite desta sexta-feira, 17, o candidato da direita, o deputado liberal Javier Milei, esteve com a namorada, a atriz Fátima Flores, em um teatro de Buenos Aires para presenciar a uma peça. Entre algumas vaias, prevaleceram os aplausos, e o candidato saiu do espetáculo ovacionado pelo público.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies