APROVEITE os Benefícios do CadÚnico! Como se Cadastrar em 2024?

O Cadastro Único, mais conhecido como CadÚnico, existe para mapear as famílias de baixa renda no Brasil. Ele é a chave para acessar programas sociais importantes, como o Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida, e até para conseguir desconto na conta de luz. Agora, um novo recurso visa facilitar o acesso ao CadÚnico: o pré-cadastro via app. Entenda mais a seguir.

Quem pode se cadastrar no CadÚnico?

APROVEITE os Benefícios do CadÚnico! Como se Cadastrar em 2024?

Todas as famílias de baixa renda têm o direito de se cadastrar gratuitamente no CadÚnico. O primeiro passo é procurar um posto de atendimento no município em que residem. É importante mencionar que, embora o CadÚnico seja uma iniciativa do governo federal, a responsabilidade da operacionalização pertence às prefeituras de cada município.

Como se cadastrar no CadÚnico?

O app do Cadastro Único permite fazer um pré-cadastro. Este serviço pode ajudar a agilizar o processo quando a família chegar ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Após realizar o pré-cadastro, o responsável familiar tem até 240 dias para se dirigir a um posto de atendimento e finalizar o cadastro. Veja o passo a passo para fazer o pré-cadastro:

  1. Acesse o site Gov.br ou baixe o app Cadastro Único.
  2. Faça login ou crie uma Gov.br.
  3. Informe endereço e contatos da família.
  4. Preencha informações sobre cada integrante da família, incluindo responsável familiar.
  5. Compareça a um posto de atendimento do Cadastro Único em até 240 dias.
  6. Leve os documentos de identificação dos membros da família.
  7. No posto de atendimento municipal, a equipe vai confirmar o endereço e coletar as demais informações referentes à família.

Detalhes importantes sobre o CadÚnico

Vale salientar que o cadastro não é feito individualmente, mas sim considerando toda a família. O responsável familiar, que precisa ter no mínimo 16 anos, é quem deve ir ao posto de cadastramento levando os documentos de cada membro da família. Por fim, é essencial esclarecer que não é necessário haver “laço de sangue” entre os membros da família – basta residirem juntos na mesma casa. A intenção do CadÚnico é justamente facilitar a inclusão das famílias de baixa renda nos programas sociais do país. Então, se essa é a sua situação, procure um posto de cadastro e garanta seus direitos!

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading