Apertem os cintos: Lula quer taxar carros elétricos importados

Depois do plano de taxar compras pela internet, o governo Lula pretende cobrar impostos sobre carros elétricos e híbridos importados.

A nova alíquota para os importados deve valer a partir de 1º de dezembro. A medida deve ser tomada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex) no decorrer dos próximos dias.

De acordo com o site da CNN Brasil, há um consenso na Camex para ir aumentando as tarifas de forma gradual até 2026. Dessa forma, a alíquota sobre carros elétricos importados chegaria a 35%.

Além disso, o governo federal pretende criar cotas para que um menor volume desse tipo de carro possa entrar no Brasil com alíquota zero.

As cotas diminuiriam gradualmente até 2026, quando, conforme a CNN Brasil, a alíquota para esses carros estaria no maior patamar possível.

lula taxar carros elétricos importados

A medida busca incentivar a produção nacional de carros, considerando que somente os modelos produzidos totalmente produzidos fora do Brasil serão taxados.

Atualmente, carros elétricos importados não são taxados

Atualmente, os carros elétricos importados não são taxados pelo governo brasileiro. Isso em decorrência da política de tarifa de importação zero, que foi adotada em 2015.

A alíquota máxima é uma restrição dos países que participam do Mercosul, assim como o Brasil.

O governo brasileiro calculou que já deixou de arrecadar cerca de R$ 1,2 bilhão em tarifas de importação com carros elétricos importados.

A possibilidade de taxar a importação de carros elétricos ocorre dias depois de Lula afirmar que dificilmente cumprirá a meta fiscal de déficit zero em 2024. Em coletiva de imprensa na segunda-feira 30, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, não soube responder se a meta será mesmo cumprida.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading