Amazonas tem recorde de queimadas no Governo Lula

Há mais de 2 meses, o Estado do Amazonas sofre com a maior seca em 121 anos e com um recorde de queimadas. O transporte fluvial foi interrompido, houve falta de alimentos e remédios e frequentes nuvens de fumaça em Manaus.

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) admitiu que sua estrutura é insuficiente no combate ao fogo. “Obviamente a gente tem de se planejar melhor, ter estruturas melhores”, disse Rodrigo Agostinho, presidente do órgão.

Em outubro, Oeste noticiou que o Rio Negro atingiu o mais baixo nível já registrado em Manaus, a capital do Amazonas.

A seca histórica acontece dois anos depois de o Rio Negro ter registrado sua maior cheia, em 2021, quando a marca de 30,02 metros foi atingida em Manaus.

Governo pretende pedir verba para reforçar o combate ao fogo

O governo pretende pedir verba do Fundo Amazônia para reforçar o combate ao fogo. No entanto, o envio do projeto de reforço orçamentário está previsto para o fim do ano, cuja liberação do dinheiro depende ainda dos trâmites do Fundo Amazônia.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, há crédito pré-aprovado pelo Fundo Amazônia de R$ 35 milhões para a prevenção e para o combate aos incêndios pelo Corpo de Bombeiros.

As secas e as queimadas estão fazendo com que famílias ribeirinhas sofram para receber comida. “Temos problema de navegabilidade para chegar produto às famílias ribeirinhas e para o abastecimento das cidades”, relatou o prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Sousa. “O rio secou, há uma mortandade de peixe nunca vista.”

O prefeito também disse que os gados não estão se alimentando por causa das queimadas no campo. Em vários municípios os poços de água também estão comprometidos.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading