Alexandre de Moraes suspende redução do IPI para a Zona Franca de Manaus

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal Federal (STF), decidiu suspender nesta sexta-feira, 6, a redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para itens fabricados da Zona Franca de Manaus. A decisão do magistrado que impacta decreto federal ainda é provisória.

Moraes acolheu pedido do Solidariedade. O partido havia argumentado por meio de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que a redução para todo o país impacta a vantagem de produtos de Manaus, que já contam com desoneração. Segundo o partido, a medida do governo afetaria o desenvolvimento da região e a preservação ambiental.

A Zona Franca de Manaus reúne indústrias de diversos segmentos, com fabricação de eletrodomésticos, veículos e computadores, entre outros.

O governo do Amazonas também é contra os decretos assinados pelo governo federal e vinha tentando um acordo com a administração de Jair Bolsonaro.

A iniciativa do governo com a redução do IPI visa a dar fôlego para a indústria e estimular a economia, que neste momento enfrenta desafio sobre crescimento, inflação e desemprego. Pelos decretos, alguns produtos tiveram redução de até 35%.

Na decisão desta sexta-feira, Moraes pediu informações ao presidente Bolsonaro e manifestações do advogado-geral da União e do procurador-geral da República. A decisão do ministro ainda deve passar pelo referendo do plenário do STF.

Deixe um comentário

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Detectamos que você está usando extensões para bloquear anúncios. Ajude-nos desativando esses bloqueadores de anúncios e clique em atualizar.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial