Alerta vermelho: acumulado de chuva leva ‘grande perigo’ ao Rio Grande do Sul

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou às 10 horas deste domingo, 12, alerta vermelho em decorrência de acumulados de chuva em boa parte do Rio Grande do Sul. O aviso, que representa “grande perigo”, é válido até as 10 horas de segunda-feira 13.

Mais uma vez, a equipe do Inmet aproveita para reforçar o que, na prática, significa um alerta vermelho em relação a acumulados de chuva em determinada área do país. O instituto informa que o aviso indica chuva superior a 60 mm ou acima de 100 mm durante um único dia.

Dessa forma, os meteorologistas avisam: problemas podem ocorrer. Isso tanto para a parte da infraestrutura quanto para as atividades agrícolas.

“Grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios”, avisa a equipe do Inmet, a respeito de eventuais problemas a serem provocados pelo acumulado de chuva em municípios espalhados pelo Rio Grande do Sul. “Grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.”

Diante da possibilidade de transtornos em cidades gaúchas, o Inmet divulga quatro instruções para a área afetada pelo alerta vermelho por causa do acumulado de chuva:

  1. desligar aparelhos elétricos ou até mesmo o quadro geral de energia;
  2. observar alteração nas encostas;
  3. permanecer em local abrigado; e
  4. em caso de situação de inundação, ou similar, proteger da água pertences envoltos em sacos plásticos.

De acordo com o Inmet, o alerta vermelho da vez em decorrência do acumulado de chuva vale para sete áreas do Rio Grande do Sul:

  • Sudoeste Rio-grandense;
  • Centro Ocidental Rio-grandense;
  • Noroeste Rio-grandense;
  • Região Metropolitana de Porto Alegre;
  • Sudeste Rio-grandense;
  • Nordeste Rio-grandense; e
  • Centro Oriental Rio-grandense

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies

Descubra mais sobre Brasil em Pauta Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading