Adapi apreende mais de 6 mil doses de vacinas

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) apreendeu vacinas contra a Febre Aftosa, Polivalente, Encefalopatia Equina, Garrotilho, Antirrábica, Gumboro e Polivfalente Canina, em estabelecimentos comerciais da cidade de Bom Jesus (PI), armazenadas em temperatura inadequada. Ao todo, foram 6.235 doses apreendidas.

Rosal Vaz, fiscal médico veterinário da Usav de Bom Jesus, contabilizou a apreensão de: 2.570 doses de vacinas contra Polivalente, 730 contra Febre Aftosa, 100 doses contra Encefalopatia Equina, 20 contra Garrotilho, 2.000 doses contra Gumboro, 810 doses Antirrábica, 5 doses contra Polivalente Canina.

Já a fiscal médica veterinária da Usav de Bom Jesus, Regina Fialho, acrescentou que “as doses foram encontradas na temperatura entre 12 e 24 graus Celsius, por isso todo o produto apreendido será destruído. No ato da fiscalização, foi lavrado um termo de apreensão e outro de inutilização do produto”.

A coordenadora do Programa de Vigilância para Febre Aftosa (PEEFA), Simone Pereira, destacou, por exemplo, que a temperatura ideal de acondicionamento da vacina contra a febre aftosa é de 2º a 8º graus Celsius.

“As vacinas com temperaturas alteradas são inviáveis, pois ficam inativadas e não conferem imunidade ao rebanho, com isso os animais ficam vulneráveis e em caso de contato com o agente infeccioso podem adquirir a doença, trazendo um grande risco à saúde da população e ao agronegócio estadual e nacional”, explicou.

Adapi apreende vacinas armazenadas em temperatura inadequada em Bom Jesus – Foto: Governo do Piauí
%d blogueiros gostam disto: