Acidentes de trânsito com postes da rede elétrica aumentam em 70% no Piauí
Abalroamentos de postes e prejuízos
Conforme o levantamento, cerca de 508.890 clientes ficaram sem energia elétrica devido a colisões com poste em 2022. O incidente, além de provocar danos na estrutura da rede elétrica, provocam contínuo não fornecimento de energia. Esse quantitativo de clientes sem energia é quase 30% maior que o de 2011, com 391.640 unidades com fornecimento interrompido.
Até abril de 2023, a Equatorial Piauí já registrava 143 mil ocorrências sobre contínua de energia.
Segundo as informações, a empresa precisou investir, só em 2022, mais de R$ 4,8 milhões na recuperação de postagens e outros componentes danificados. Em 2023, o montante já passa dos 1,4 milhões.
Como a recomposição do sistema é complexa devido aos danos causados, o tempo de atendimento desse tipo de ocorrência também é maior.
O que fazer em casos de acidentes
A Equatorial Piauí orienta que a população não se aproxime de fios e cabos partidos ou caídos e que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. Em caso de ocorrências que envolvam a rede elétrica, a recomendação é que entre em contato pelo meio da Central de atendimento, pelo número 0800 086 0800.
Em casos em que a vítima se encontra dentro do veículo e o cabo cair, sucumbiu sobre o automóvel, a orientação aguarde dentro do veículo e não tocar nas partes metálicas, acione a Equatorial e o Corpo de Bombeiros.
Condutor poderá ser multado
Quando é possível realizar a identificação do condutor ou do proprietário do veículo e com base no Artigo 927 do Código Civil, ele é responsabilizado por danos materiais e serviços de controle.
Você precisa fazer log in para comentar.