“A Pedagogia é uma lição para a vida”, afirma professora teresinense

O dia 20 de maio foi a data escolhida para o Brasil enaltecer a importância de um dos profissionais mais importantes à sociedade. Instituído em 2015, pela Lei n.º 13.083, o Dia do Pedagogo também representa um marco à valorização destes educadores, que enfrentam situações adversas e salários injustos com o intuito de contribuir para o progresso do sistema educacional do país.


A professora teresinense, Rita de Cássia Ferreira, atua neste segmento há 31 anos e relata que o seu interesse pela Pedagogia despertou quando dava aula de reforço aos seus sobrinhos. Em 1988, ela realizou seu primeiro curso técnico e ficou ainda mais fascinada pela arte de ensinar.

Sua primeira experiência como profissional ocorreu em 1992, em uma escola do bairro Lourival Parente, zona Sul de Teresina. Rita ingressou no curso de Pedagogia em 1998 e fez outros cursos direcionados à docência.

A professora também afirma que ser pedagoga não é somente estar em sala de aula para educar crianças


“A Pedagogia é uma lição para a vida. Embora muitas pessoas pensem que o pedagogo apenas coordena escolas, esta profissão abre um leque de oportunidades. Estes profissionais podem até mesmo atuar na área da saúde”, disse.

Rita de Cássia destaca as múltiplas funções desempenhadas por este profissional em diversos setores, como a educação, administração e até na saúde. Como pedagoga, ela enaltece o quanto seu trabalho é indispensável à população.

“Eu me sinto uma peça importante a todos, pois trabalho com o aprendizado das crianças e, assim como os demais profissionais, busco desenvolver novas metodologias e condições de um ensino melhor. Muitas empresas de vários segmentos contratam pedagogos para orientar o trabalho dos funcionários e dar soluções aos problemas. Ou seja, é uma profissão muito ampla”, afirmou.

A pedagoga Rita de Cássia trabalha há 31 anos neste setor (Foto: arquivo pessoal)

DESVALORIZAÇÃO

Apesar de ser indispensável ao desenvolvimento da educação, os pedagogos ainda são desvalorizados pelo poder público e a sociedade, principalmente em relação ao piso salarial.

O salário médio de um pedagogo no Brasil em 2023  é de $ 2.620,00. Segundo Rita de Cássia, este é um fator que desmotiva o trabalho dos profissionais.

“Mesmo sem ter condições, muitos professores usam seus próprios recursos para exercerem suas funções, visto que a maioria das escolas públicas não disponibilizam de infraestrutura adequada. Isso causa frustração nos profissionais e nos discentes”, relatou.

Ela também pontua que instituições privadas de ensino superior também promovem a desvalorização do pedagogo, por cobrarem mensalidades irrisórias, se comparadas aos demais cursos. Isso incentiva o ingresso de alunos sem vocação para exercer a Pedagogia.

“Os valores do curso de Pedagogia em faculdades particulares são muito baixos e atraem muitos estudantes. Muitos destes querem apenas uma formação acadêmica, mas não têm perfil para trabalhar na área”, concluiu.

%d blogueiros gostam disto: