conecte-se

Brasil em Pauta

6 medicamentos que não devem ser misturados com café

Por aumentar a frequência cardíaca, a cafeína pode influenciar a pressão arterial. Por isso, o café não deve ser tomado com medicamentos para hipertensão.

Published

on

café medicamentos

A Associação Americana do Coração diz que beber ao menos uma xícara de café por dia pode diminuir o risco de insuficiência cardíaca durante a vida.  A ingestão de cafeína reduz o risco em aproximadamente 12% por cada xícara. Mas há medicamentos que não podem se misturar com a bebida.

Por aumentar a frequência cardíaca, a cafeína pode influenciar a pressão arterial. Por isso, o café não deve ser tomado com medicamentos para hipertensão.

café

A pesquisa “O efeito do café nas propriedades farmacocinéticas dos medicamentos: uma revisão”, de 2020, mostra que beber café com medicamentos como amlodipina, que trata hipertensão e doença arterial coronariana, pode comprometer a eficácia.

Advertisement

Antidepressivos devem ser tomados cerca de uma ou duas antes ou depois do café, porque a bebida pode impedir que o organismo absorva completamente os produtos químicos dos comprimidos, de acordo com o jornal O Globo. O mesmo vale para medicamentos contra a ansiedade e insônia.

Os remédios para problemas de tireoide, que tentam equilibrar os hormônios, não devem ser tomados junto do café, que também impede a absorção completa do medicamento. “Tomar levotiroxina uma vez por dia pela manhã, de preferência 30 minutos antes do café da manhã ou de uma bebida com cafeína”, recomenda o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido.

Quem tem asma costuma fazer uso de medicamentos broncodilatadores como aminofilina ou teofilina, que relaxam as vias aéreas para facilitar a respiração. O café pode desencadear efeitos colaterais como dores de cabeça, inquietação, desconforto estomacal e irritabilidade. Além disso, assim como nos casos anteriores, reduz a absorção dos medicamentos.

Advertisement

A Associação Americana de Diabetes afirma que consumir bebidas com cafeína de qualquer tipo aumenta os níveis de insulina e de açúcar no sangue. Mais consumo de cafeína pode dificultar a regulação do açúcar, e aumentar as complicações de diabetes.

Misturar medicamentos para alergia e gripe com café também não é boa ideia. A MedlinePlus diz que medicamentos como o antialérgico fexofenadina ou componentes como o cloridrato de pseudoefedrina, para congestão nasal, estimulam excessivamente o sistema nervoso central e podem aumentar os sintomas de irritabilidade, distúrbios do sono e inquietação quando consumidos com café.

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement