6 benefícios incríveis do CadÚnico que você pode ter direito e não sabe

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é extremamente importante para o país. Como o nome já diz, trata-se de um banco de dados usado pelo Governo. Ele serve como a porta de entrada para os brasileiros em diversos programas voltados para a população em situação de vulnerabilidade social. O Bolsa Família, por exemplo, é pago aos que estão inscritos no banco de dados. 

O que poucas pessoas sabem é que o CadÚnico tem outros benefícios, além da transferência de renda. Os brasileiros que estão inscritos podem contar com uma série de benefícios. É importante mencionar que eles precisam atender aos critérios de cada programa, para que sejam contemplados. Continue lendo esta matéria para conhecer seis benefícios incríveis do Cadastro. 

Os brasileiros que recebem até dois salários mínimos podem se inscrever no Minha Casa Minha Vida pela faixa 1. Este grupo da população consegue um imóvel do Governo Federal com grande desconto. Em alguns casos, podem até receber a casa totalmente gratuita. A prefeitura escolhe quem vai receber os imóveis de acordo com a necessidade das famílias. De forma geral, as pessoas em situações de vulnerabilidade são contempladas. 

ID Jovem 

O ID Jovem ou Identidade Jovem é um benefício aos jovens de 15 a 29 anos do CadÚnico. De forma geral, eles podem viajar de graça entre os estados brasileiros, por meio do ônibus. Além do mais, conseguem meia entrada em eventos culturais, como shows, cinemas e afins. 

Carteira do Idoso 

A carteira do idoso também pode garantir meia entrada em alguns eventos. Além do mais, os brasileiros podem conseguir transporte público gratuito. Ela é destinada aos brasileiros que tenham, ao menos, 60 anos de idade. O documento é mais um dos benefícios do banco de dados do Governo.

Tarifa Social de Energia Elétrica 

Os inscritos no CadÚnico podem contar com descontos na tarifa de luz. Caso se enquadrem nos critérios, já recebem a isenção parcial de forma automática. Se você está cadastrado no sistema do Governo Federal, entre em contato com a companhia elétrica de sua cidade para mais detalhes. 

Isenção de taxas em concursos públicos 

Os brasileiros que se inscrevem no CadÚnico podem solicitar a isenção de taxa em concursos públicos. 

Bolsa Família 

Por fim, o Bolsa Família também é pago aos brasileiros cadastrados. Eles precisam ter uma renda mensal familiar de até R$ 218 per capita (por pessoa). 

Descubra como fazer seu cadastro 

Caso você deseje fazer sua inscrição no CadÚnico, deve procurar por uma unidade do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). É importante mencionar que é uma inscrição por família. Portanto, o grupo deve eleger um responsável legal. Ele deve ter em mãos os próprios documentos, bem como os documentos de todos os integrantes da família. A partir do momento que faz o cadastro, entra para a fila de espera dos benefícios, caso atenda aos critérios de elegibilidade. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informação

Política de Privacidade e Cookies