10. A gasolina dura de 3 meses a 3 anos
Esta é uma pílula difícil de engolir para os preparadores do dia do juízo final e para aqueles que ponderaram como poderiam lidar com um apocalipse zumbi. Em muitas ficções muito populares, a gasolina parece ser imortal. O único problema que a maioria dos sobreviventes distópicos tem é encontrar gás, não se é bom. Mas, na vida real, acumular gás do fim do mundo só o ajudará por algum tempo.
Existem diferentes graus de combustível e também maneiras melhores e piores de armazená-lo para mantê-lo utilizável. Mas, na maioria das vezes, se estivermos falando de combustível normal no tanque de gasolina de um carro, você tem entre três e seis meses para fazer uso dele antes que comece a se decompor em algo inútil. O combustível diesel pode mantê-lo funcionando por um ano inteiro, se você tiver sorte.
Se você optar por um combustível como o etanol feito de materiais orgânicos, do tipo que você teria que começar a fazer a partir do milho ou algo assim depois que o mundo acabar, você só teria um a três meses de viabilidade.
Calor, oxigênio e umidade podem afetar a viabilidade do combustível, e é por isso que é difícil dar uma resposta sólida sobre quanto tempo a gasolina vai durar. Em um tanque aberto e exposto ao ar e ao sol? Não muito longo. Em um tanque fechado em uma garagem fria e escura? Provavelmente muito mais tempo.
Mas independentemente de como é armazenado, por causa de todos os compostos e processos envolvidos no refino de combustível, não é tão estável quanto o petróleo bruto. O hidrocarbonetos leves começam a evaporar rapidamente, alterando a composição química do combustível até que, eventualmente, um motor de combustão não seja mais capaz de queimá-lo.
9. NASA e Taco Bell fizeram tortilhas que permanecem frescas por 9 meses
Para muitas pessoas, uma tortilla é superior a uma fatia de pão de várias maneiras. Uma maneira é a vida útil. Uma tortilla de mercearia pré-fabricada e embalada durará mais que uma fatia de pão embalada por pelo menos uma ou duas semanas em condições normais.
Se você envolver as boas pessoas da NASA na fabricação de sua tortilla, ao lado do Taco Bell, o que você terá é uma tortilha que envergonha todas as outras com uma vida útil de nove meses inteiros.
A NASA e a Taco Bell podem não parecer um par típico de colaboradores, mas os astronautas precisam comer e as tortilhas economizam espaço e são uma escolha conveniente para comida no espaço. A cadeia de fast food tinha muito mais experiência em fazer tortillas do que a NASA, então a parceria fazia sentido.
Quanto ao porquê, não há migalhas como as de pão, que podem causar estragos em gravidade zero, e as tortilhas são mais fácil de gerenciar. Portanto, fazê-los durar tanto quanto uma missão completa no espaço exigia algum trabalho e Taco Bell ficou feliz em ajudar.
Com tortillas capazes de resistir ao crescimento de bactérias por 9 meses, os astronautas podem fazer wraps que funcionam melhor do que sanduíches. As coberturas, como a carne, na verdade grudam na tortilha por causa de como a física da umidade funciona no espaço.
8. Uma vida humana provavelmente não pode ir além de 150 anos
Os seres humanos têm uma data de validade? Nossa expectativa de vida em 2022 foi calculada em 71 anos mas isso leva em consideração uma série de fatores. Onde você mora, acesso a comida e água, todas essas coisas prejudicam as médias quando se trata de cálculos como este. E quando você olha para o passado, as pessoas fazem piadas sobre como a expectativa de vida média era de 30 anos, o que não era tecnicamente verdade porque também calculava a mortalidade infantil. Se quatro bebês nascem e apenas um sobrevive, mas vive até os 100 anos, sua expectativa de vida média ainda é de apenas 25 anos, o que é uma maneira tola de olhar para esses números.
Então, sob circunstâncias ideais, e supondo que você evite acidentes e doenças não fosse um fator, quanto tempo um ser humano poderia durar? Pesquisas recentes sugerem que a tecnologia médica não vai nos levar muito mais longe do que já leva e os humanos podem nunca viver mais do que 150 anos.
O “limite absoluto” para a vida humana pode estar entre 120 e 150 anos. Depois disso, nada menos que um milagre poderia nos fazer viver mais, pois nossos corpos simplesmente não foram projetados para durar para sempre. Acredita-se que, nesse ponto, o corpo teria esgotado todo o poder que tinha para superar doenças, estresse e lesões. Você basicamente terminaria naquele ponto e a morte seria a única opção.
Sempre há uma chance de a tecnologia encontrar alguma maneira de tornar o corpo humano mais resistente e resistente, mas, por enquanto, isso parece ser o fim natural das coisas. Não que seja uma grande perda para a maioria de nós, considerando que ninguém jamais viveu 150 anos ainda.
7. Twinkies duram apenas 25 dias
Aqui está, o infame Twinkie. O filme Zumbilândia fez do medo da data de validade de um Twinkie um ponto da trama para o personagem de Woody Harrelson, mas ele estava muito certo de que os pequenos bolos não duram para sempre. Isso apesar de uma lenda urbana que uma vez disse que havia um Twinkie que parecia tão comestível como sempre. 30 anos.
Na verdade, apesar de serem selados em plástico e da crença predominante de que são cheios de conservantes e ingredientes artificiais, um Twinkie vai durar 25 dias ou então. Como qualquer alimento, após essa marca de 25 dias, ele começará a ter gosto e aparência pior e também poderá estar sujeito ao crescimento de bactérias perigosas.
25 dias é muito tempo para um bolo? Claro. Mas isso se deve em grande parte porque eles são selados em plástico para permanecerem herméticos e não há laticínios usados em sua fabricação, o que reduz consideravelmente a deterioração. O restante dos ingredientes, coisas como farinha, ovos, açúcar e diversos ingredientes normais para bolo, junto com alguns conservantes, só podem durar até certo ponto.
6. O sangue humano dura cerca de 42 dias
Sempre que um grande desastre acontecer, você ouvirá organizações como a Cruz Vermelha fazendo um apelo por doações de sangue. As pessoas doam sangue de forma bastante consistente na América, cerca de 6,8 milhões as pessoas doam um total de 13,6 milhões de unidades. Com tanto sangue, parece que deveríamos ter o suficiente para lidar com qualquer desastre, mas o tempo é tudo.
O sangue humano só é bom por 42 dias. Portanto, embora as demandas atuais sejam de 29.000 unidades por dia, o que equivale a 10,5 milhões por ano, o excedente que parece existir não é um excedente real, pois vai estragar.
Por exemplo, após os ataques de 11 de setembro, os americanos doaram 500.000 unidades extras além do normal no mês seguinte. Mas apenas 260 unidades foram necessárias para tratar as vítimas do ataque. O resultado foi que 200.000 unidades acabaram sendo jogados fora porque não foi possível encontrar um uso para eles a tempo. É por isso que é importante doar o tempo todo, e não apenas após um desastre, para garantir que sua doação seja realmente útil.
5. As fitas VHS duram apenas cerca de 25 anos e os CDs e DVDs também se degradam
Se você cresceu na era das fitas VHS, já sabe que essas coisas duram pouco. Na verdade, muitas fitas VHS do auge da mídia provavelmente estão em suas últimas pernas agora, se não tiverem sido bem armazenadas para mantê-las preservadas.
Uma fita VHS funciona graças ao magnetismo, e esse magnetismo se degrada naturalmente com o tempo. Você pode esperar uma degradação perceptível em 10 até 25 anos para a maioria das fitas de acordo com a Kodak, enquanto outras fontes descartam para 15 a 20 anos. Esse curto tempo de vida é, em parte, o que impulsionou e continua impulsionando a digitalização da mídia. Houve um grande boom durante anos para colocar mídia antiga em CD, DVD e Blu-ray.
A mídia digital também vem com uma vida útil e realmente depende do tipo que você escolher se ela sobreviverá a você. Alguns discos DVD+ de camada dupla baratos duram apenas 5 a 10 anos o que os torna quase inúteis de usar. No entanto, um CD-R feito com corante de ftalocianina e aquela camada de metal dourado pode durar mais de 100 anos.
4. O mel tem prazo de validade ilimitado
O Guns N ‘Roses disse uma vez que nada dura para sempre e, embora isso seja empiricamente verdadeiro para a chuva fria de novembro, não é o caso do mel. Este é um dos poucos produtos comestíveis que não tem prazo de validade e pode permanecer bom indefinidamente.
O mel tem uma natureza Nível de pH de 3 a 4,5. Por ser ácido por natureza, as bactérias não conseguem criar raízes porque simplesmente morreriam. Se fosse deixado aberto, o mel acabaria estragando. É higroscópico e absorve a água do ar. Mas selado e resistente a bactérias como é, pode durar não apenas anos, mas milhares de anos. Mel encontrado em frascos dentro túmulos egípcios ainda era comestível.
3. A cerveja durará cerca de 6 meses
Álcool como vinho e uísque são conhecidos por melhorar com a idade. Os açúcares e o álcool do vinho podem Muda com o tempo para alterar significativamente o perfil de sabor. Uma bebida espirituosa como o uísque muda ao absorver o sabor do barris de madeira em que está armazenado. Então, o que acontece com a cerveja?
Os compostos da cerveja não responda à idade da mesma forma que o vinho e o uísque. Se armazenada adequadamente, longe do calor e da luz que podem quebrá-la, sua cerveja provavelmente durará quatro a seis meses. Na geladeira, você pode conseguir mais alguns meses.
2. A água engarrafada tem data de validade
Em 2021, 15,3 bilhões de galões de água engarrafada foram vendidos nos Estados Unidos. Portanto, é seguro dizer que as pessoas realmente gostam de água engarrafada e algumas outras pessoas provavelmente ficaram muito ricas com a ideia. Mas isso não é nem aqui nem lá.
Dado o quão popular é, é seguro supor que a maioria de nós bebe às vezes, ou pelo menos está familiarizado com isso. Então, você já notou uma data de validade em uma garrafa de água? Todos eles os têm hoje em dia, e pode parecer um pouco confuso.
Garrafas de água plásticas descartáveis terão um vida útil de dois anos. A vida útil da água não é regulamentada pelo USDA ou pela FDA, mas os fabricantes colocam a data por causa da garrafa de plástico, não da água nela. Isso se deve ao produtos químicos no plástico que pode começar a lixiviar na água depois desse ponto.
Se você mantiver sua água engarrafada armazenada em um local fresco, escuro e seco, é provável que ela dure mais que a marca de dois anos, possivelmente até por muito tempo. E se você armazená-lo em recipientes onde os produtos químicos não são um problema, a água também pode durar indefinidamente.
1. Bolo de frutas dura talvez um ano se armazenado corretamente
Poucas coisas dividem mais as férias do que o bolo de frutas. Nos últimos anos, tornou-se um saco de pancadas nas redes sociais, com pessoas orgulhosamente proclamando o quanto o odeiam ou como o guardam no armário desde o Natal de 86. E embora haja comédia a ser extraída do conceito de um bolo de frutas de 40 anos que é tão duro quanto uma rocha, isso não é mais um bolo de frutas “bom”.
Enquanto um bolo de frutas devidamente preservado feito com álcool como conservante pode durar um pouco, você provavelmente não vai querer depois de um ano e está no freezer. O USDA recomenda um mês na despensa e seis meses na geladeira e pronto.
É claro que as pessoas encontraram bolos de frutas com mais de 100 anos. Agora mesmo 143 anos parece ser o mais antigo já registrado. Mas você pode guardar qualquer coisa por 143 anos, isso não significa que você deva comê-lo.