10. Desafio 100 Camadas
Embora não seja tão perigoso quanto algumas das outras tendências nesta lista, o 100 Layers Challenge ainda era uma tendência bizarra e sem sentido que conseguiu ganhar reconhecimento viral. Como o nome sugere, envolvia aplicar 100 camadas de qualquer produto, geralmente maquiagem ou roupas, e compartilhá-lo online. O desafio foi iniciado por uma beleza vlogger em 2016, quando ela enviou um vídeo aplicando 116 camadas de tinta para unhas em seu canal do YouTube.
Apesar de sua natureza relativamente inofensiva, o Desafio das 100 Camadas tornou-se uma tendência de mídia social extremamente popular, com vídeos tentando acumulá-lo ganhando milhões de impressões da noite para o dia. Foi particularmente popular entre os entusiastas da beleza e influenciadores de mídia social, pois todos correram para ver até onde poderiam levar o conceito. Os experimentos incluíram produtos tradicionais de 100 camadas, como rímel, batom, Fundação e vários tipos de roupas, enquanto outros optaram por opções menos convencionais, como máscaras faciais e extensões de cabelo.
9. Sobrancelhas Halo
As sobrancelhas Halo foram em grande parte uma tendência do Instagram que se tornou popular em algum momento de 2018, se espalhando para outras redes como TikTok e YouTube em um curto espaço de tempo. Também chamado unibrows reverso envolve a criação de uma forma de sobrancelha arredondada que parece estar conectada acima da ponte do nariz com uma variedade de técnicas de maquiagem, criando um efeito de halo ao redor da testa.
De acordo com Cosmopolita, a ideia apareceu pela primeira vez em uma postagem no Instagram de uma britânica de 16 anos chamada Hannah Lyne, que inspirou outras pessoas a experimentar seus próprios designs de sobrancelha de halo e seguir a tendência. Quando atingiu seu pico em 2019, maquiadores e influenciadores da Internet estavam experimentando, transformando-o em uma das tendências de mídia social mais populares da época.
8. Lambidas Desonestas
De acordo com Dicionário Urbano, uma lambida é um ‘tipo de roubo bem-sucedido que resulta em um dia de pagamento aceitável, impressionante e gratificante para o protagonista’. Em algum momento de setembro de 2021, alunos de escolas em toda a América começaram a se filmar roubando ou vandalizando propriedade escolar e, em seguida, postando os vídeos nas redes sociais com a hashtag #deviouslicks. Embora tenha começado no TikTok, o fenômeno logo se espalhou para outras plataformas como Twitter, Facebook e Instagram.
Ele ganhou popularidade principalmente devido ao fator de choque dos vídeos, que mostravam alunos roubando de tudo, desde saboneteiras a extintores de incêndio das dependências da escola. À medida que crescia, no entanto, #deviouslicks ficou muito mais extremo, com relatos de alunos roubando coisas como portas inteiras de salas de aula e causando milhares de dólares em danos. Embora tenha sido eventualmente restringido pelas redes de mídia social e diminuído, Devious Licks – também chamado Diabolical Licks ou Dastardly Licks – levaram a milhares de dólares em danos pelos Estados Unidos.
7. Desafio de Fogo
O Fire Challenge foi uma tendência do TikTok que ganhou atenção popular pela primeira vez em 2014, quando uma série de acidentes deixou muitos de seus participantes gravemente queimados e feridos. Em sua forma mais básica, envolvia pessoas se encharcando com várias substâncias inflamáveis e se incendiando de maneiras diferentes. O desafio rapidamente ganhou popularidade de nicho em plataformas como Instagram, Twitter e YouTube, embora tenha se tornado popular quando um jovem de 15 anos de idade Kentucky sofreu queimaduras de alto grau depois de tentar, seguido por inúmeras outras casos de lesões graves e hospitalização.
O Fire Challenge recebeu reação negativa de autoridades de saúde, especialistas em desastres e pais, bem como ampla cobertura da mídia de grandes agências de notícias Através da América. Apesar disso, tornou-se uma sensação viral em 2015, com milhares de vídeos e postagens nas redes sociais apresentando pessoas tentando a perigosa façanha. Felizmente, o desafio acabou sendo banido por redes sociais como TikTok e Facebook.
6. Cheirar Camisinha
Cheirar preservativos como esporte pode remontar a pelo menos 2007, quando um vídeo com o ato foi carregado pela primeira vez no YouTube. No entanto, a tendência ganhou atenção generalizada apenas em 2018, depois que um vídeo de uma adolescente fazendo isso se tornou viral nas redes sociais. Como parece, envolve pessoas inalando um preservativo por uma narina e, esperançosamente, puxando-o para fora da boca. Como outras tendências incrivelmente perigosas e possivelmente fatais que se tornaram populares no passado, cheirar preservativos se espalhou rapidamente em plataformas de mídia social como Instagram, Twitter e YouTube, com a maioria adolescentes tentando o desafio e compartilhando vídeos online.
Como seria de esperar, cheirar preservativos de qualquer forma pode ser muito perigoso e levar a sérios problemas de saúde. O preservativo pode ficar alojado na cavidade nasal ou na garganta, causando asfixia, asfixia e problemas respiratórios. Além disso, o material de látex pode causar irritação e reações alérgicas, levando a infecções e outras complicações.
5. Desafio labial de Kylie Jenner
Em algum momento de 2015, as pessoas nas mídias sociais decidiram que tentariam recriar os lábios de Kylie Jenner com a maior precisão possível, iniciando uma tendência que agora conhecemos como Kylie Jenner Lip Challenge. Claro, como não se pode simplesmente mudar o tipo de lábios que eles têm, muitos recorreram a métodos como usar um vidro de tiro ou outros dispositivos de sucção caseiros para criar um vácuo ao redor dos lábios, resultando em lábios inchados e com aparência carnuda.
O desafio rapidamente se tornou viral, pois todos compartilharam suas próprias versões dos lábios de Kylie Jenner no Instagram, Twitter e YouTube. Embora tenha começado como uma tendência relativamente inofensiva, muitos médicos e outros especialistas médicos alertaram contra a tentativa, pois pode levar a hematomas, vasos sanguíneos rompidos e, em alguns casos, cicatrizes permanentes. Além disso, o aumento do fluxo sanguíneo devido ao vácuo também pode causar inchaço persistente e dor que dura vários dias.
4. Desafio Sal e Gelo
O Salt and Ice Challenge foi outro desafio perigoso, mas popular, que se tornou viral, surgindo em algum momento de 2017 em redes baseadas em vídeo como YouTube e TikTok. A ideia era simples – colocar alguns sal na pele e pressione um cubo de gelo na área. O objetivo geral era suportar as sensações de queimação e congelamento pelo maior tempo possível e compartilhar os resultados com outras pessoas online, já que tudo geralmente era filmado e postado nas redes sociais.
Logo se tornou popular entre adolescentes e jovens adultos online, pois os vídeos rapidamente se espalharam e se tornaram virais. Claro, a tendência levou a muitos ferimentos na vida real, pois colocar sal e gelo em sua pele pode fazer com que a temperatura da pele caia rapidamente, levando a danos nos tecidos e outros problemas médicos. complicações como congelamento e queimaduras de terceiro grau. Apesar das inúmeras advertências dos profissionais de saúde, no entanto, o desafio continuou popular na Internet até ser banido por algumas redes sociais.
3. Estouro de Espinhas
Muitos dermatologistas e outros especialistas médicos recomendam fortemente contra estourar espinhas de qualquer maneira, pois tende a exacerbar um problema médico relativamente inofensivo e comum. Ainda assim, estourar espinhas é uma tendência de mídia social extremamente popular em sites como o YouTube, já que os vídeos do ato ainda acumulam milhões de visualizações. Por exemplo, um canal chamado Dr. Pimple Popper ganhou mais de 7,4 milhões de assinantes desde que começou em 2010 (além de gerar um reality show de mesmo nome no TLC), tornando-se um dos tópicos mais populares no YouTube.
Cientificamente falando, não temos ideia de por que a ideia é tão popular entre algumas pessoas, já que vídeos de espinhas são inerentemente repugnantes para muitas outras. De acordo com estudospode estar relacionado às diferenças no mecanismo de nojo inerente de todos, e é por isso que algumas pessoas podem assistir facilmente a filmes de terror violentos e explícitos, enquanto outras não.
2. Desafio da Água Quente
O Hot Water Challenge foi uma tendência da mídia social que envolvia principalmente pessoas derramando água fervente em si mesmas ou em outras vítimas inocentes, embora também houvesse algumas variações notáveis, como beber água fervente com um canudo. O desafio apareceu pela primeira vez nos meios de comunicação em 2017, quando causou queimaduras graves, hospitalização e outras consequências prejudiciais para muitos de seus participantes. Em um caso particularmente trágico, uma menina de 8 anos em Flórida morreu depois de beber água quente por um canudo, finalmente chamando a atenção popular para a tendência perigosa.
Como muitas outras tendências nesta lista, o desafio da água quente tornou-se cada vez mais popular entre os mais jovens. Vídeos no YouTube mostravam crianças e adolescentes tentando a façanha, resultando em uma visita ao hospital para muitos deles. O fenômeno acabou diminuindo devido à quantidade de resistência dos pais e especialistas médicos, embora não antes de causar segundo e queimaduras de terceiro grau em muitas de suas vítimas.
1. Tatuagens no globo ocular
A ideia de tatuagens nos globos oculares pode deixar algumas pessoas desconfortáveis, embora na tatuagem e em geral modificação corporal comunidade, não é tão improvável quanto pode parecer. As tatuagens de globo ocular ganharam força em algum momento de 2017, quando alguns entusiastas online começaram a tatuar seus globos oculares em vários estilos e compartilhar as técnicas online. Como era de se esperar, envolvia a injeção de tinta diretamente no branco do olho, podendo causar danos permanentes aos tecidos delicados do olho e outros problemas médicos de longo prazo.
Apesar de tudo isso, a tendência ganhou popularidade em tatuagens e outras comunidades de nicho em plataformas como Instagram e TikTok. Desde que se popularizou, o fenômeno online tem sido amplamente criticado por especialistas médicos, que continuam alertando para os perigos potenciais do procedimento. Se feitas incorretamente, as tatuagens nos olhos podem causar danos graves e permanentes aos olhos, além de outros problemas, como infecções.