10. Os besouros representam cerca de um quarto de toda a vida identificada na Terra
Em 2011, os cientistas estimaram que havia cerca de 8,7 milhões de espécies diferentes vivendo na Terra. Dessas, cerca de 1,5 milhão de espécies foram identificadas e receberam um nome. E desses, besouros compõem 25%. Isso significa que, de 1,5 milhão de espécies, cerca de 350.000 a 400.000 delas são apenas besouros.
Do ponto de vista evolutivo, isso faz sentido. A maioria das espécies de besouros está por aí desde o período jurássico, o que significa que eles alcançaram o sucesso em parte porque são muito adaptáveis e adequados para viver em todos os tipos de condições. Eles acertaram o jackpot da evolução, por assim dizer.
9. Existem mais de 120.000 tipos de arroz
Você poderia argumentar que o arroz é o alimento mais popular do mundo. Em 2021/2022, 520 milhões de toneladas métricas de arroz foram consumidos em todo o mundo. Os americanos comem cerca de 20 libras de arroz por pessoa a cada ano. Se isso parece muito, compare com a Ásia, onde a pessoa média come 220 libras por ano. Então, muito arroz está sendo comido, isso é certo. Mas a grande variedade de arroz é ainda mais notável.
A maioria de nós conhece coisas como arroz arbóreo, arroz jasmim, arroz basmati e alguns outros. Há, porém, mais 120.000 tipos de arroz do mundo. O International Rice Genebank detém material genético de 132.000 tipos diferentes de arroz e gêneros relacionados. Isso significa que você pode comer um novo tipo de arroz todos os dias por mais de 360 anos. Se você quisesse encaixar tudo em sua vida, provavelmente precisaria experimentar cerca de 6 tipos diferentes por dia, então você só teria que passar 60 anos no trabalho.
8. A língua de sinais não é universal, existem centenas de variações
A comunicação é a pedra angular da civilização e há mais de 7.000 idiomas falados no mundo. Isso significa que, às vezes, a comunicação pode ser difícil se não estivermos todos na mesma página.
Algumas pessoas podem pensar que isso é um problema menor para aqueles que têm perda auditiva, pois a linguagem de sinais pode preencher essa lacuna de linguagem internacional, permitindo que pessoas de qualquer cultura se comuniquem, mas esse não é o caso. Embora não sejam tão diversas quanto as línguas faladas, ainda existem mais de 300 tipos de linguagem de sinais usado no mundo.
Curiosamente, o diferenças na língua de sinais não siga as linhas da linguagem falada. A língua de sinais americana é diferente da língua de sinais Auslan na Austrália e da língua de sinais britânica no Reino Unido, embora a comunicação verbal seja quase toda feita com o mesmo idioma nesses três lugares.
7. Existem mais de 1.800 tipos de queijo
Se você é um fã de queijo, provavelmente já conhece e gosta de uma abundância de variedades. A maioria dos supermercados oferece algumas dezenas de variedades de queijo, de cheddar a emmental, gouda e havarti e muito mais. Mas mesmo as lojas especializadas em queijos que têm centenas de variedades disponíveis ainda não conseguem mostrar o quadro completo. Em todo o mundo você pode encontrar mais de 1.800 variedades.
Você pode pesquisar em bancos de dados deles com base no país de origem, no leite usado para produzi-los ou mesmo na textura do produto acabado.
6. Maçãs existem em cerca de 7.500 variedades
Google “melhores maçãs para fazer torta” e você encontrará muitos artigos oferecendo dezenas de opções diferentes. Provavelmente tem sido um debate em andamento desde que a torta de maçã foi inventada. Existem muitas opções que as pessoas escolhem por motivos que vão desde a doçura à acidez, à firmeza e muito mais. Mas ao longo de todos esses artigos, você provavelmente encontrará apenas algumas dezenas de maçãs diferentes, no máximo. E isso é meio estranho, considerando que na verdade existem 7.500 tipos diferentes de maçãs escolher a partir de.
É claro que a maioria de nós conhece apenas algumas dezenas, no máximo, e é por isso que o alcance é tão limitado, embora 2.500 dessas inúmeras maçãs são cultivadas apenas nos EUA. É que os consumidores estão acostumados a uma variedade limitada e a introdução de novos produtos tende a levar tempo e algum marketing antes que as pessoas aceitem. Além disso, embora haja uma grande variedade de maçãs cultivadas na América, muitas são cultivadas apenas em áreas limitadas ou em pequenas fazendas, portanto, todo o suprimento por um segundo pode ser extremamente limitado. Sem fazendas maiores dando espaço para novas colheitas, a maioria das pessoas provavelmente nunca as experimentará.
5. Existem mais de 30 tipos de chaves de fenda
Você já trabalhou em um projeto com alguém e eles pediram uma chave de fenda? E então você tem que passar por que tipo de chave de fenda eles significam? Alguns deles são bastante conhecidos como Phillips, slot ou Robertson. Mas como você chama uma estrela de seis pontas? É algum tipo de Torx, embora existam subvariedades. E aqueles que parecem uma ampulheta? Isso é uma embreagem.
Existem mais de 30 tipos de parafusos e unidades de uso popular, embora obviamente alguns sejam mais populares do que outros. A Wikipédia tem uma página que agrega a maioria deles se você se deparar com algo e não souber o que está vendo.
Por que tantos tipos? Alguns são proprietários. Alguns, como o Torx, impedem que o came saia. Tri-wing permite que você aplique mais força. O próprio Phillips foi projetado para ser melhor gerenciado com chaves de fenda do que os tipos anteriores.
4. Existem mais de 350 formas de massas
americanos comem quase 6 bilhões de libras de massas por ano. É seguro dizer que é um alimento popular. E uma das coisas mais divertidas sobre a massa é que você pode mudar a forma e mudar o prato mesmo que, tecnicamente, os ingredientes sejam os mesmos. Certas formas de massa são mais adequadas para determinados recheios, molhos ou preparações. Alguns são divertidos de comer.
Espaguete e macarrão são duas variedades muito populares e há penne, rigatoni, fettuccine e tantos outros. Quantos exatamente? mais de 350. Você pode encontrar muitos deles em bancos de dados online mas ainda não são totalmente exaustivos. Mesmo o página da Wikipédia pois a massa cobriu apenas alguns, embora tenha mais do que a maioria.
Parte do problema é que muitas formas de massa são variações de outras pré-existentes, como o espaguete é apenas uma versão mais fina do espaguete, por exemplo. E outros tipos recebem nomes diferentes de região para região, então manter o controle de tudo pode se tornar difícil. Sem falar nos formatos de macarrão inovadores, como o tipo que você pode encontrar em latas de macarrão Scooby Doo no supermercado.
3. Existem 15 tipos de tomadas elétricas ao redor do mundo
Uma coisa que as pessoas sempre dirão se você for viajar internacionalmente é comprar um adaptador para seus eletrônicos porque plugues na Europa ou Ásia ou onde quer que você vá são diferentes. E a maneira como é explicado faz parecer que existem dois tipos de vantagem no mundo e é isso. Mas na verdade existem cerca de 15 tipos de tomadas elétricas em uso comum no mundo, dependendo não apenas de onde você está, mas para que servem os pontos de venda.
Somente na América, existem vários tipos, mesmo que nem sempre pensemos nisso. Existe o Tipo A, que apresenta seus dois pinos padrão, mas também o Tipo B com um terceiro pino para o fio terra. Ambos são 120V, normalmente. Você também encontrará tomadas maiores de 3 e 4 pinos para aparelhos como secadoras de roupas.
Quando você ir internacional, você entra no Tipo C, que não é aterrado e é encontrado na Europa, Ásia e América do Sul e é de até 240V. O tipo D é da Índia, enquanto o H está em Israel e o tipo L é encontrado na Itália e no Chile.
2. Existem 19 tipos de gelo
Se alguém lhe perguntasse que tipo de gelo você gosta, é provável que você considere a diferença entre cubos e lascados. Mas na ciência existem 19 tipos reconhecidos de gelo. O 19º tipo foi criado em um laboratório em 2021. Estes são cristais de 4 lados e requerem temperaturas super baixas e pressão muito alta.
O vários outros tipos de gelo todos existem em condições que você não encontrará ao ar livre em um dia de inverno. Eles podem ser feitos em laboratórios ou descobertos no espaço em outros mundos sob condições extremas. Eles exigem temperaturas e pressões extremas e formam diferentes estruturas cristalinas que os diferenciam do gelo que conhecemos aqui na Terra. O Ice 17, por exemplo, pode ser feito à temperatura ambiente espremendo água entre camadas de 1 nanômetro de grafeno com pressões de cerca de 10.000 atmosferas.
1. Existem vários tipos de gêmeos
A maioria das pessoas provavelmente conhece gêmeos ou pelo menos se deparou com gêmeos em algum momento de sua vida. Existem gêmeos fraternos e gêmeos idênticos e muitos pais gostam de fazer um grande alarido em vesti-los de maneira igual ou dar-lhes nomes semelhantes quando têm a oportunidade, pelo menos quando se trata de idênticos.
Gêmeos fraternos também são conhecidos como gêmeos dizigóticos. Isso ocorre quando dois óvulos são liberados e fertilizados ao mesmo tempo, então dois bebês crescem juntos no útero da mãe. Gêmeos idênticos são gêmeos monozigóticos. Isso acontece quando um óvulo fertilizado se divide em dois e essencialmente a mesma pessoa, do ponto de vista genético, cresce duas vezes no útero.
Esses dois tipos de gêmeos não são os únicos, no entanto, e foi proposto que existem vários outros gêmeos que podem ocorrer.
gêmeos de imagem espelhada ocorrem quando o ovo se divide tarde, mais de uma semana após a concepção. Os gêmeos se desenvolverão como imagens espelhadas de modo que, em vez de serem 100% idênticos, sejam idênticos, mas opostos. Portanto, uma toupeira na bochecha esquerda de um gêmeo estaria na direita do outro.
gêmeos semi-idênticos, tão raros que apenas dois casos foram identificados no passado, ocorrem quando um único óvulo é fertilizado por dois espermatozoides. Tecnicamente, é suposto ser impossível. Mas isso não. Após a fertilização, o ovo divide os três conjuntos de material genético em dois subconjuntos e cada um se desenvolve separadamente. O resultado em um caso foi gêmeos, um menino e uma menina, desenvolvendo-se como gêmeos idênticos deveriam ter, mas compartilhando apenas 84% do material genético.
Superfetação é outra condição em que algo tecnicamente impossível ainda acontece. Nesse caso, a mulher engravida e depois engravida novamente. Seu corpo deve impedir que isso aconteça naturalmente, mas em alguns casos em que a tecnologia assistiva foi usada para aumentar as chances de engravidar, a defesa natural do corpo contra isso foi contornada e ocorreu uma gravidez dupla. As crianças tecnicamente não são gêmeas, mas a gravidez funciona da mesma forma por razões óbvias.
Superfecundação Ocorre quando gêmeos nascem de pais diferentes. É mais comum em animais, mas pode acontecer em humanos se uma mulher liberar dois óvulos em um curto espaço de tempo e fizer sexo com dois homens diferentes para fertilizar os dois no mesmo ciclo. Isso pode resultar em gêmeos que parecem significativamente diferentes.
Existem outros tipos de gêmeos em potencial que foram propostos além desses também.